LENTIBULARIACEAE

Utricularia longifolia Gardner

LC

EOO:

585.035,44 Km2

AOO:

224,00 Km2

Endêmica do Brasil:

Detalhes:

Ocorre na Bahia, Goiás, Minas Gerais, Espírito Santo, São Paulo e Rio de Janeiro (Miranda; Rivadavia, 2010).

Avaliação de risco:

Ano de avaliação: 2012
Avaliador: Luiz Antonio Ferreira dos Santos Filho
Revisor: Tainan Messina
Categoria: LC
Justificativa:

?<i>Utricularia longifolia</i>caracteriza-se por ervas, perenes, hermafroditas, e apresentam polinizaçãoentomófila. Endêmica do Brasil. Ocorre nos biomas Caatinga, Cerrado e MataAtlântica, distribui-se desde o norte do Estado da Bahia até o litoral sul deSão Paulo, desenvolve-se em Campos Rupestres, Campos de Altitudes, inselberguese em ambientes rochosos úmidos associada à <i>Sphagnum</i>, entre 0 e 1.000 m dealtitude. Apresenta EOO de 494.997 km². Não ameaçada no âmbito nacional. Apresentaampla distribuição, está protegida por unidades de conservação (SNUC), é bemrepresentada em coleções científicas, e não há nenhuma ameaça direta a espécie.Sua distribuição disjunta e pontual entre Estados brasileirospossivelmente levará a categorias de ameaça em avaliações regionais.

Perfil da espécie:

Obra princeps:

A espécie apresenta o maior tamanho de folhas encontrado no gênero, sendo reportada uma variação de 2 a 115 cm (Taylor, 1989).

Valor econômico:

Potencial valor econômico: Desconhecido

Ecologia:

Biomas: Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica
Fitofisionomia: Campo Rupestre, Campo de Altitude e inselbergues, em ambientes rochosos úmidos associado com Sphagnum (Taylor, 1989).
Habitats: 4.6 Subtropical/Tropical Seasonally Wet/Flooded Lowland, 4.7 Subtropical/Tropical High Altitude, 3.6 Subtropical/Tropical Moist, 3.7 Subtropical/Tropical High Altitude
Detalhes: Erva perene, higrófila, encontrada em ambientes rochosos úmidos. Fértil durante o ano todo e polinizado por insetos.

Ameaças (3):

Estresse Ameaça Declínio Tempo Incidência Severidade
1 Habitat Loss/Degradation (human induced)
A SEMA descreve como os principais conflitos ambientais da região do Morro do Chapéu o desmatamento (gerado principalmente por atividades agriculturais e retirada de lenha), queimadas, retirada ilegal de areia, regularização fundiária, ocupação irregular de terras.
Estresse Ameaça Declínio Tempo Incidência Severidade
1 Habitat Loss/Degradation (human induced)
Principais Conflitos Ambientais na região da APA Serra do Barbado, Catolés, BA: desmatamento; transporte e venda ilegal de madeira; caça e comércio ilegal de aves e mamíferos; queimadas; garimpo; agricultura sem manejo preservacionista; erosão; captação irregular dos cursos d'agua; ocupação de brejos, beiras de rios e encostas (APPs); contaminação do solo e cursos d'agua; lançamento de esgotos a céu aberto; depósito e queima irregular do lixo.
Estresse Ameaça Declínio Tempo Incidência Severidade
1 Habitat Loss/Degradation (human induced)
Os Campos de Altitude da Mata Atlântica sofrem com as atividades antrópicas realizadas em seu entorno e interior. A sensibilidade dos solos, rasos, facilita que processos erosivos entrem em curso; a remoção da vegetação tampão no entorno facilita a invasão de espécies exóticas invasoras com alto poder competitivo, que uma vez instaladas, competem diretamente por recursos com a flora nativa; intensos e frequentes incêndios incidem sobre os Campos de Altitude; atividades extrativistas impactam diretamente populações de plantas endêmicas e raras; a mineração de granito-gnaisse e arenito alteram irremediavelmente o substrato; a crescente expansão urbana para áreas de encosta suprime ainda mais esses ambientes e o desenvolvimento de técnicas agrícolas modernas tem permitido o desenvolvimento do que é chamado "agricultura de altitude" (p. ex. o cultivo de café no Estado do Espirito Santo, que tem atingido cotas de até 1.200 m); instalação de torres de transmissão de energia e telecomunicações, destruindo extensas faixas de áreas montanhosas naturais; e aliada a isso, a flora dessas regiões apresenta uma alta vulnerabilidade às mudanças climáticas em curso (GMBA, 2005; Martinelli, 2007).

Ações de conservação (1):

Ação Situação
1.2.1.3 Sub-national level on going
A espécie é considerada "Vulnerável" (VU), segundo a lista das espécies da Flora ameaçadas de extinção no Estado de São Paulo (SMA-SP, 2004).